Horário de funcionamento: Segunda à Sexta - 08h às 12h e das 14h às 18h.
Acessibilidade
Ouvidoria

Cronograma de vacinação contra a febre amarela nos bairros de Goioerê

Cronograma de vacinação contra a febre amarela nos bairros de Goioerê


Publicado em: 16/03/2018 12:24 | Fonte/Agência: ASC/PG | Autor: Leandro Carvalho/Estagiário

 

A Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiologia informa os locais e datas para a vacinação contra a febre amarela.

A vacina é oferecida para pessoas a partir de 9 meses de idade até as pessoas com 59 anos 11 meses e 29 dias que nunca receberam nenhuma dose da vacina e residam em municípios classificados como áreas com recomendação para vacinação contra febre amarela. Crianças com nove meses de idade nascidas a partir de 2017 que nunca receberam nenhuma dose da vacina deverão receber uma dose da vacina (1ª RS e 2ª RS).

Desde 2017, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Nota Técnica nº 94, de 2017/CGPNI/DVIT/SVS/MS, recomenda uma única dose de vacina não havendo necessidade de reforço, independentemente da época em que a vacina foi aplicada. Uma única dose confere imunidade para a vida toda.

Pessoas a partir de 60 anos de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, alérgicos graves a ovo, imunodeprimidos em razão de doença ou tratamento, somente poderão receber a vacina após avaliação e prescrição médica (em caso de se deslocarem para áreas com transmissão ativa da febre amarela, onde o risco de adoecer é maior que os riscos teóricos da vacina). Tal fato se deve por este grupo apresentar condições clínicas especiais que requerem avaliação e liberação médica.