Acessibilidade
Ouvidoria
(44) 3521-8900
Segunda a Sexta - 08h às 12h e das 14h às 18h.

Vigilância Sanitária faz alerta para controle e prevenção de acidentes com animais peçonhentos

Vigilância Sanitária faz alerta para controle e prevenção de acidentes com animais peçonhentos


Publicado em: 25/10/2018 09:30 | Fonte/Agência: ASC/PG | Autor: Leandro Carvalho/Estagiário

 

O Departamento de Vigilância Sanitária de Goioerê faz um alerta sobre os acidentes com animais peçonhentos, visto que com o aumento da temperatura e o elevado número de dias chuvosos, aumenta em até 40% o número de ocorrências envolvendo picadas desses animais.


Para evitar acidentes, a secretaria estadual de Saúde alerta e mobiliza profissionais para que sensibilizem a população em redobrar os cuidados na prevenção de picadas de aranhas marrom, escorpiões e serpentes.


O chefe da Divisão de Zoonoses e Animais Peçonhentos Francisco Gazola, orienta que os animais peçonhentos são aqueles que possuem veneno e são capazes de injetá-lo por meio de dentes ou ferrões como, escorpiões, aranhas, serpentes, lagartas, abelhas, entre outros. Dependendo da espécie e gravidade da picada, os acidentes podem levar até mesmo a morte, caso a pessoa não seja socorrida e receba o tratamento adequado a tempo. 


Alguns hábitos podem ser adquiridos para evitar esses acidentes, como o uso de luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, evitar colocar as mãos em buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, examinar sapatos antes de calçá-los, pois as serpentes e os escorpiões podem refugiar-se dentro deles, limpar as proximidades das casas, evitando folhagens densas junto delas, evitar o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção. 


Em caso de picada a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente para receber o soro e o tratamento adequado.