Horário de funcionamento: Segunda à Sexta - 08h às 12h e das 14h às 18h.
Acessibilidade
Ouvidoria

Experiência arqueológica com os alunos de história do polo UAB

Experiência arqueológica com os alunos de história do polo UAB


Publicado em: 03/10/2017 13:23 | Fonte/Agência: ASC/PG | Autor: ASC/PG

 

   No último sábado, dia 30, alunos do curso de História e Ciências Biológicas da UEM na Modalidade à Distância do Polo UAB de Goioerê participaram de uma visita técnica Histórica e Arqueológica organizada em conjunto com os cursos de especialização em História, Arqueologia e Patrimônio Cultural e de Graduação em História da UNIPAR – Unidade de Cascavel-PR.

Visita articulada pela professora Doutora em Arqueologia Cláudia Parellada – da UFPR e do Museu Estadual – e pelo professor Doutor Fausto Alencar Irschlinger – Coordenador do Colegiado de História da Unipar.

O tutor presencial da UEM – Universidade Estadual de Maringá Murilo de Almeida Brasil, em contato com os professores conseguiu organizar uma caravana com os alunos do Polo UAB de Goioerê.

A expedição consistiu em uma experiência arqueológica na cidade espanhola de Vila Rica do Espírito Santo que existiu entre os anos de 1589 e 1632, nos arredores da atual cidade de Fênix, no Paraná, às margens do Rio Ivaí.

Os alunos puderam caminhar sob o antigo Caminho do Peabiru – onde os nativos da região faziam uma espécie de peregrinação espiritual, e observar os resíduos históricos que em sua maioria estão cobertos pela vegetação (por fazer parte de uma reserva ambiental estadual).

Apesar de a cobertura vegetal encobrir as construções, é nítida a percepção das ruas e dos muros erguidos à sua volta, inclusive, um dos alunos da turma de Cascavel localizou um vestígio arqueológico que, prontamente foi analisado pela professora Cláudia e, depois de registrado as primeiras informações sobre a localização da mesma, foi recolhida para maiores estudos e catalogação junto ao Museu Estadual.

Em outro momento, a professora Cláudia deu uma aula sobre História e Arqueologia para os presentes e guiou uma visita ao Museu Estadual, onde está boa parte dos resquícios arqueológicos encontrados no Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo.

O Museu e o Parque Estadual são mantidos e administrados pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná, que na pessoa do coordenador João e da equipe de trabalho, se dedicam para a manutenção da fauna e da flora bem como, da preservação do Patrimônio Ambiental, Histórico e Cultural do Paraná.

"O futuro é agora. o presente é você."
Fonte: Murilo Brasil