Horário de funcionamento: Segunda à Sexta - 08h às 12h e das 14h às 18h.
Acessibilidade
Ouvidoria

Nesta quarta Unidades Básicas de Saúde irão atender até às 21h para realizar exame de papanicolau e aplicação de vacinas

Nesta quarta Unidades Básicas de Saúde irão atender até às 21h para realizar exame de papanicolau e aplicação de vacinas


Publicado em: 22/05/2018 16:30 | Fonte/Agência: ACS/PM | Autor: Gil Riguette / Assessor de Comunicação

 

A Secretaria de Saúde de Goioerê informa que exclusivamente nesta quarta-feira, dia 23, as UBS - Unidades Básicas de Saúde (exceto Jaracatiá) estarão abertas para realizarem exames preventivos do papanicolau e aplicação de vacinas das 18h00 as 21h00.


De acordo com a secretária de saúde Rosi Cavalcante uma vez por mês as unidades básicas funcionarão em forma de plantão até às 21h, com rodízio folgando uma unidade em cada plantão, e no caso, a unidade de Jaracatiá ficará aberta no próximo plantão.


O papanicolau é um exame preventivo que indica lesões pré-cancerosas — ou seja, que vão originar um tumor se não forem removidas a tempo. Trata-se de uma estratégia diferente da mamografia, por exemplo, que detecta o câncer de mama em si.


Portanto, quando a mulher se submete com regularidade ao papanicolau, o risco de desenvolver um tumor de colo de útero, mesmo que inicial, cai demais. Trocando em miúdos, não é um método para diagnosticar a doença, mas para impedir que ela apareça.