Acessibilidade
Ouvidoria
(44) 3521-8900
Segunda a Sexta - 08h às 12h e das 14h às 18h.

Secretaria de Saúde de Goioerê informa a realização do Liraa e índice fica em 1,0

Secretaria de Saúde de Goioerê informa a realização do Liraa e índice fica em 1,0


Publicado em: 21/05/2020 15:55 | Fonte/Agência: ACS/PMG | Autor: ACS/PMG

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiologia, informa que neste mês de maio foi realizado mais um levantamento do Liraa pelo setor de Combate a Endemias no Município de Goioerê. O Liraa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) é uma metodologia que permite conhecer de forma rápida, por meio de amostragem a presença de recipientes com larvas de Aedes Aegypti nos imóveis, quais os depósitos que representam maior probabilidade de servirem como criadouros, os tipos de imóveis e localidades com maior incidência. As informações que o Liraa fornece auxiliam no direcionamento das ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana.


A metodologia utilizada para a realização do Liraa é a preconizada pelo Ministério da Saúde, sendo que a amostragem ocorre por sorteio e a inspeção ocorre em um percentual de imóveis do quarteirão. Durante o levantamento realizado entre os dias 12 e 14 de maio os Agentes de Endemias realizam a inspeção nos imóveis, com identificação e exame dos depósitos, com a coleta e posterior exame laboratorial das amostras de larvas.


O índice apontado pelo levantamento foi de 1,0, colocando o Município de Goioerê em estado de alerta. Para melhor compreensão o Ministério da Saúde classifica o índice menor que 1,0 como satisfatório, para o índice entre 1 e 3,9 em alerta e risco de surto para índices superiores a 3,9. Assim, quanto menor for o índice, menor será a possibilidade de o Município ter um surto da doença.