Acessibilidade
Ouvidoria
(44) 3521-8900
Segunda a Sexta - 08h às 12h e das 14h às 18h.

História

História

Surgimento

Em 1943 os irmãos Francisco, Carlos e Wladimir Scarpari estabeleceram de forma pioneira às margens do rio Goioerê, fundando ali as primeiras fazendas de café. Embalados pelas notícias do surgimento de inúmeras cidades os Scarpari fundaram a Imobiliária Sociedade Goio – Erê.O povoamento do solo se fez a galope, sem precedentes nos fatos de colonização.

As primeiras famílias a adquirirem lotes foram as de Júlio Castilho. Um fator de progresso na região foi à construção de importante rodovia, ligando Campo Mourão a Cascavel e passando pela localidade de Goioerê, permitindo agilidade no transporte. Através da Lei Estadual nº 48 de 10 de agosto de 1955, foi criado o município de Goioerê, com território desmembrado de Campo Mourão.

Origem do nome

O nome da cidade provém da língua Caingangue, nação indígena que habitou (e ainda habita) várias regiões do Paraná, onde GOIO significa “água” e ERÊ significa “limpa e clara”, daí a também denominação do município como “Águas Claras”.

Esta tradução como “Águas Claras” é dada como definitiva, em uma espécie de convenção entre os moradores da cidade e foi registrada oficialmente pela primeira vez pelo jornal Folha da Manhã, em sua edição do dia 5 de setembro de 1986, que designou o termo Goioerê como de origem caingangue, definindo-o como “água limpa ou clara”. Porém conforme o historiador Francisco Filipak, um aprofundado conhecedor da origem dos nomes dos municípios paranaenses, a origem do nome é mesmo caingangue: Goio, engôio = rio + erê, are, rê = campo. Goioerê = rio de campo, rio que passa no meio do campo. Então a etimologia da palavra “Goio-Erê”, mostra que o seu real significado é “Rio de Campo”, ou “rio que passa no meio do campo”.

Existe uma outra versão, menos credenciada, demostrando que a palavra Goioerê tem origem da língua tupi, nação indígena que no século XIX tinha presença mais marcante na região. Conforme esta versão o nome vem de “Goió” (gua yá) = patrício, indivíduo da mesma praça, da mesma tribo + “Erê”= tu, você.
Desta forma, Goioerê significaria, em tupi, “você é da mesma tribo”, ou “tu és patrício”.

No livro “Municípios Paranaenses: origens e significados de seus nomes”, editado pelo Governo do Estado do Paraná, em 2006 traz registrada como a tradução oficial onde Goioerê significa “Rio de Campo”, ou “rio que passa no meio do campo”.

 

Fatos históricos

Em junho de 1987, um frustrado assalto ao Banco do Brasil, tomou a atenção dos jornais de todo o país, pois as pessoas que se encontravam dentro da agencia bancária tornaram-se reféns dos marginais. A situação perdurou por dias e muitos erros foram cometidos; causando constrangimentos à polícia paranaense.

Em Curitiba, o então Comandante da Companhia de Polícia de Choque, Major Valter Wiltemburg Pontes, oficial veterano do Corpo de Operações Especiais, se dirigiu ao Comandante de Policiamento da Capital, Coronel Wilson Odirley Valla, solicitando apoio para criar um pelotão de Operações Especiais semelhante à SWAT estadunidense. Após um período de treinamento e seleção, o pelotão foi ativado em 04 de julho de 1988; e recebeu a denominação de COE - Comandos e Operações Especiais, em homenagem ao antigo Corpo de Operações Especiais (1964 a 1976).

O município de Goioerê está situado na região de maior produtividade de hortelã do mundo, no ano de 1966 o município produziu 250.000 kg e em 1967 foram 600.000 kg sendo considerado o maior produtor do mundo desse importante vegetal na época.

O município se destacou na década de 80 e até meados de década de 90 como maior produtor nacional de algodão, com isso o município que ainda agregava os distridos de Rancho Alegre d'Oeste e Quarto Centenário chegou a ter uma população de 100.360 habitantes. Nos anos de 1990, Goioerê era o maior produtor de algodão do Paraná e o Estado respondia por 50% da produção nacional da cultura. Para o beneficiamento dessa matéria-prima, foram implantadas a Fiação Coagel (Cooperativa Agropecuária de Goioerê) e a Sintex a primeira tinturaria industrial do Estado, prestadora de serviços para terceiros. Sob essas condições houve um boom no setor de confecção na região.

Com o objetivo de se promover o desenvolvimento, empenhou-se para tornar-se um pólo têxtil regional. Envidou ações no sentido de viabilizar a implantação de indústria à jusante da fiação de algodão. Em 1992, foi implantado no município o curso de Engenharia Têxtil através da criação de uma extensão da Universidade Estadual de Maringá.

Goioerê é um município brasileiro localizado no noroeste do estado do Paraná, distante a 530 quilômetros da capital do estado, Curitiba. Sua economia está concentrada principalmente na agricultura e no comércio.

 

Infraestrutura

Estádio Municipal Antônio Massareli, possui capacidade para 5.000 mil pessoas, sendo um um dos mais importantes da região, em 1990 foi sede do time Grêmio Esportivo Recreativo Goioerê, campeão da segunda divisão do compeonato paranaense de futebol.

Educação

Escolas Públicas

Educação Infantil

  • Centro Municipal de Educação Infantil Bonifácio Cionek
  • Centro de Educação Infantil Mundo Encantado
  • Centro de Educação Infantil Recanto Feliz
  • Centro de Educação Infantil Maria Zilda Barbosa
  • Centro de Educação Infantil Rotary Vila Guaíra
  • Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Candeias

Ensino fundamental

  • Escola Municipal Ladislau Schicorki
  • Escola Municipal Onive dos Santos
  • Escola Municipal Cecília Meirelles
  • Escola Municipal Monteiro Lobato
  • Escola Municipal José Jesus Cavalcante
  • Escola Municipal Jardim Primavera
  • Escola Estadual Jaracatiá
  • Escola Estadual Jardim Universitário
  • Escola Estadual Ribeiro de Campos
  • Colégio Estadual Polivalente de Goioerê - Premem I
  • Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga - Premem II
  • Colégio Estadual Vila Guaíra

Ensino Médio

  • Colégio Estadual Duque de Caxias
  • Colégio Estadual Polivalente de Goioerê - Premem I
  • Colégio Estadual Vila Guaíra
  • Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga - Premem II
  • Colégio Estadual Maria Antonieta Scarpari CEEBEJA
  • CEEBJA Goioerê - Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos

Ensino Profissional Técnico

  • Técnico em Enfermagem  no Colégio Estadual Polivalente de Goioerê - Premem I
  • Curso de Formação de Docentes - Magistério Colégio Estadual Duque de Caxias
  • Técnico em Vendas - EAD IFPR - Campus Avançado Goioerê
  • Técnico em Serviços Públicos - EAD IFPR - Campus Avançado Goioerê
  • Técnico em Administração - EAD IFPR - Campus Avançado Goioerê
  • Técnico em Logística - EAD IFPR - Campus Avançado Goioerê

 

Esporte

Vida Verão é um dos maiores eventos esportivos da região, realizado anualmente, onde se reune atletas de toda a região que disputam diversas modalidades, como futebol de areia, vôlei de areia, handebol de areia, basquete de asfalto, tênis de mesa e futsal, o evento conta também com apresentações artísticas da casa da cultura e de entidades participantes, Karatê e capoeira. 

Diversão Lazer e Turismo

Parque do Povo , um local que possui uma grande estrutura com quadra poliesportiva, campo de suíço, quadra de areia, parque infantil, pista de caminhada e um Centro de Convenções. 

Parque Ecológico, local onde a natureza está presente, com trilhas na mata, pontes, cachoeiras é possível na caminhada da trilha encontrar os macacos que lá se habitam.

Praça Nordestina, possui 2 quadras de areia, para jogar futebol ou volei, conta também com uma moderna quadra de grama sintética para jogar futebol. 

Informações

Aniversário do Município: 10 de Agosto 

Fundação: 10 de Agosto de 1955 (63 anos)

CEP: 87.360-000

Mesorregião: Centro Ocidental Paranaense

Área: 564,048 quilômetros quadrados

Altitude: 505 m

Clima: Subtropical úmido mesotérmico.

Hino de Goioerê

De uma imensa e bravia floresta
certo dia o coração se abriu
junto às águas que a ti o nome emprestam
uma linda cidade surgiu
Goioerê tens o nome das águas
dos regatos tão puros das matas
da riqueza da terra encontrada
paraíso de Deus tu retratas.

Com trabalho teus homens valentes
engrandecem a nossa nação
teus anseios tão nobres e ardentes
é que fazem a nossa união
Goioerê nossa terra bendita
deste céu tão claro e tão azul
tens na terra a cruz do trabalho
tens no céu o Cruzeiro do Sul.

Goioerê na pujança da terra
tens afoita a glória por vir
tens na força que teu solo encerra
um futuro brilhante a sorrir
Paraná ó celeiro gigante
do Brasil, uma terra tão querida
Goioerê é semente plantada
que nasceu e cresceu para a vida.

 

Brasão de Goioerê

 

Bandeira de Goioerê